Problemas com debug

O que é um debug?
É um problema que ocorre quando o client age de forma inesperada, esse problema é causado por uma falha no seu computador que por algum motivo não consegue processar os dados do client.
Esse erro pode ser causado por várias motivos, dentro deles destacamos problemas de vídeo e memória ram.

Como eu identifico o debug?
Se você estiver jogando e em algum momento o jogo se fechar inesperadamente, aparecerá uma janela informando sobre o debug, como ilustra a foto abaixo:

Quando você reabrir o client após o debug, uma nova janela de erro será aberta, essa janela é só um relatório sem utilidade, pode fechá-lo sempre.

Quando costuma ocorrer um debug?
Isso varia de caso pra caso, visto que isso é uma falha decorrente do computador da pessoa, mas há vários casos que são reportados ou postados no forum, daremos ênfase nos mais populares a fim de ajudar na resolução ou diminuição dos problemas.

Antes de iniciar as recomendações específicas, o jogador sempre deverá ao menos reinciar o computador e tentar novamente para ver se o problema já foi resolvido.

1° Caso - Debug ao abrir o client.

Algumas pessoas logo que clicam para abrir o client recebem a mensagem de debug, isso acontece porque a configuração de vídeo que o client está utilizando não é suportada pelo computador e uma maneira de se corrigir é abrindo o client diretamente com a opção directx5, que é a de mais baixa performance, exigindo assim, do computador, o mínimo para rodar o jogo.

Para fazer essa alteração você primeiramente precisará criar um atalho do jogo. Vá até a pasta onde seu jogo está, clique com o botão direito do mouse no ícone do jogo e clique na opção criar atalho.

Criado o atalho, clique nele e vá até Propriedades.

Agora uma nova janela foi aberta e você deverá clicar lá em cima na ana Atalho e depois localizar a opção Destino. Nesse local terá o endereço da pasta onde seu client está, então você deverá dar um espaço e digitar engine 0.
Exemplo: C:\Users\Seu usuário\Desktop\PXG\PO.exe engine 0
Ou

Exemplo: C:\Users\Seu usuário\Desktop\PXG\PO.exe" engine 0

2° Caso - Debug durante o jogo.

Neste ponto já tratamos uma questão muito ampla, visto que debugs do jogo podem ocorrer em qualquer lugar e a razão também pode ser qualquer uma.

Alguns jogadores costumam tomar debug ao utilizar o Fly para subir e descer muito rápido, ou seja, acabam tomando debug porque a velocidade de processamento dos dados supera a capacidade do computador. Outros tomam esse debug durante uma viagem de Barco ou Fly (nos NPC's do update), porque a velocidade com que se movimenta também é superior à velocidade de processamento dos dados.
Outras pessoas chegam a levar debug pela quantidade de informações que aparecem na tela, por exemplo, em um local que têm muitos pokémons atacando ao mesmo tempo, diversas imagens precisam ser processadas e se a placa de vídeo for ruim o client pode fechar de forma inesperada também.

Para esses casos, recomendamos que primeiramente após ocorrer debug você tente utilizar outra opção de vídeo no client, essa alteração você pode fazer clicando em Options > Graphics > Advanced.

Se mesmo trocando todas as opções você continua tomando debug, a próxima coisa que tem a fazer é verificar se o driver da sua placa de vídeo está instalado corretamente, e a forma de chegar a esse local varia de computador para computador. Não explicaremos a fundo sobre isso porque é necessário um conhecimento técnico e se você fizer algo errado pode prejudicar todo o seu computador, por isso é recomendável que peça ajuda para algum amigo ou até mesmo procure um técnico em informática.
Ressaltamos que esses problemas podem ser causados por algum problema na memória ram ou por falta de memória.

Outra possibilidade é estar dando debug porque o sistema operacional que você tem instalado no seu computador exige muito da sua máquina, isso costuma acontecer com usuários de Windows 7, que é um sistema operacional pesado e a máquina acaba não suportando. Então uma possibilidade de resolver esse problema é instalando o Windows XP, que é mais raro dar problema.

Dicas de configuração.
Clicando na opção Options > Graphics, uma janela com diversas opções de resolução aparecerá, recomendamos que utilize a resolução da sua área de trabalho.

Se não estiver aparecendo habilitada alguma opção de vídeo, significa que você não tem a placa de vídeo, ou o driver não está instalado. No caso do OpenGL, se estiver desabilitado é só baixar da internet e instalar, é um software essencial para rodar jogos e aplicativos.